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quarta-feira, 19 de outubro de 2011

DICA DO DIA: SEMANA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E MÊS DO AUTISMO

Imagine um mundo onde todos fossem iguais? A discriminação decorre do medo, o diferente é desconhecido, representando uma ameaça ao indivíduo medroso e inexperiente. O indivíduo que valoriza as diferenças ganha muito em todos os aspectos - no universo de diferenças as possibilidades de escolhas e trocas são ilimitadas. Todos perdem com a discriminação: o discriminado por não ser aceito e discriminador perde a oportunidade de se enriquecer com a contribuição do outro.



Inicialmente precisamos esclarecer que a Educação Inclusiva não desmerece nem exclui a Educação Especial - ao contrário, elas se completam.
A Educação Especial deve ser organizada para atender específica e exclusivamente alunos com determinadas necessidades especiais (o que nem sempre acontece, dependendo muito do estabelecimento) - algumas escolas  se dedicam apenas a um tipo de necessidade e outras se dedicam a vários contando com material, equipamento e professores especializados.
O ensino especial não pode, nem deve segregar e impedir o convívio entre as crianças especiais e as demais e, por isso, deve ser feito paralelamente a Educação Inclusiva, onde o sistema regular de ensino deve ser adaptado e pedagogicamente transformado para atender de forma inclusiva.



Na Semana da Educação Especial e no mês do Autismo - vamos refletir sobre todos os meninos que Deus fez de uma maneira única e excepcional, que merecem ter acesso a tratamento e qualidade de vida.
Vamos relembrar a Declaração dos Direitos da Criança da ONU:
Princípio 1 - Igualdade e oportunidade para todas as crianças, sem distinção -"Toda criança possui os mesmos direitos, sem nenhuma discriminação por raça, cor, sexo, língua, religião, país de origem, classe social ou riqueza. Toda e qualquer criança do mundo deve ter seus direitos respeitados!!!"
Princípio 5 - Diz respeito as crianças especiais, portadoras de qualquer "especificidade" - "Crianças com deficiência física ou mental devem receber educação e cuidados especiais! Porque elas merecem respeito como qualquer criança!!!"


E agora falando um pouco do autismo ... 
Um resumo dos sintomas que podem indicar que uma criança seja autista:

- Acentuada falta de reconhecimento da existência ou dos sentimentos dos demais.
- Ausência de busca de consolo em momentos de aflição.
- Ausência de capacidade de imitação.
- Ausência de relação social.
- Ausência de vias de comunicação adequadas.
- Anormalidade na comunicação não verbal.
- Ausência de atividade imaginativa, como brincar de ser adulto.
- Marcada anomalia na emissão da linguagem com afetação.
- Anomalia na forma e conteúdo da linguagem.
- Movimentos corporais estereotipados.
- Preocupação persistente por parte de objetos.
- Intensa aflição em aspectos insignificantes do ambiente.
- Insistência irracional em seguir rotinas com todos seus detalhes.
- Limitação marcada de interesses, com concentração em um interesse particular.

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