Dia 29 de Agosto o Instituto de Ciências do Cérebro e Aprendizagem da Universidade de Washington publicou um estudo que diz que os bebês criados em famílias bilíngues têm maior capacidade de aprendizagem linguística em comparação com as demais crianças.
Alguns estudos já mostravam que as criancas têm habilidades para aprender o segundo idioma, mas que a capacidade começava a desaparecer a partir do primeiro ano de idade.
A pesquisa mostra que quanto maior a exposição dos bebês ao vocabulário de dois idiomas, mais prolongado é o tempo em que são sensíveis à aprendizagem da outra língua.
"O cérebro bilíngue é fascinante, já que reflete as capacidades dos seres humanos para o pensamento flexível. As crianças bilíngues aprendem que os objetos e eventos no mundo têm dois nomes", disse Patricia Kuhl, coautora do estudo e codiretora do Instituto de Ciências do Cérebro e Aprendizagem da universidade.
Estudos prévios mostraram que entre o oitavo e o décimo mês de idade, os bebês monolingues são cada vez mais capazes de distinguir os sons da fala de sua língua materna, enquanto sua capacidade para distinguir sons de uma língua estrangeira diminui.
Por exemplo, entre os oito e dez meses de idade, os bebês expostos ao inglês detectam melhor a diferença entre os sons "r" e "l" que os bebês japoneses, que não estão tão expostos a ouvir esses sons em seu idioma.
"Esta diferença no desenvolvimento sugere que os bebês bilíngues "podem ter um calendário diferente para se comprometer neurologicamente com uma linguagem".
Achei bem interessante essa matéria. E vocês ?
Eu já sabia que era importante colocá-los o quanto antes na escolinha de Inglês ou Espanhol, Alemão, enfim .. qualquer língua mas não sabia que era importante que o contato com uma língua diferente fosse tão cedo !
Então vamos botar em prática hein ?!? Vamos falar outras línguas com os pequenos desde cedo !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário